quarta-feira, 13 de julho de 2011

Palestra sobre o egoísmo e o individualismo emociona participantes

Palavras de luz, paz e transcendência preencheram a palestra proferida por Vinícius Lima Lousada na noite de 1º de julho, na Sociedade Espírita Luz e Caridade. Lousada é autor e palestrante, e sua missão é a divulgação da crença e filosofia do espiritismo kardecista.
Naquela noite estava marcada uma palestra com o tema “Individualismo e Egoísmo: como erradicá-los”, que seria ministrada por Paulo Afonso, mas uma forte dor de garganta comprometeu a sua participação, sendo o mesmo substituído por Lousada, que se dispôs a ministrar a palestra do colega.
A palestra teve início com palavras límpidas e inspiradas em uma energia de paz que permeava o ambiente. O discurso do palestrante conduziu todos os presentes a uma viagem através dos séculos, descrevendo momentos na história do homem em que o egoísmo e o apego material imperam completamente sobre ele.
Lousada discorreu sobre a importância do desapego material e emocional, e sobre como as pessoas podem vencer o próprio egoísmo. Diversos apotegmas de grandes autores, como Dostoiévski e Renato Russo, foram usados na palestra para ilustrar os ensinamentos espíritas sobre o comportamento do homem consigo mesmo e com Deus. Durante toda a palestra as pessoas permaneceram atentas às palavras de Lousada e, muitas vezes, nelas reconheceram a si mesmo e à humanidade.
Desde 2001 Vinícius Lousada integra o quadro de palestrantes da FERGS - Federação Espírita do Rio Grande do Sul e foi seu Coordenador no Setor de Estudos Sistematizados. Membro do Conselho Editorial da Livraria e da Editora Francisco Spinelli/FERGS, o autor escreve para diversos periódicos do movimento espírita nacional, como Diálogo Espírita e Revista Reencarnação. Lousada também mantém o blog Estudando Kardec (www.estudandokardec.blogspot.com) onde escreve frequentemente desde 2007. É Licenciado em Pedagogia (FURG), Mestre e Doutorando em Educação (UFRGS), e realiza suas pesquisas em torno da educação ambiental e dos saberes e sociabilidades dos trabalhadores da reciclagem na periferia urbana. É Professor no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuando também na formação de professores e em cursos superiores no IFRS/Campus Sertão.
Natural de Rio Grande, reside em Passo Fundo e colabora com o Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz.
O palestrante estará novamente em Soledade, no dia 17 de julho, quando abordará o tema “Vida Interior”, oportunidade em que estará lançando o seu livro intitulado “Buscando a sabedoria”. A palestra será gratuita, tendo por local a Sociedade Espírita Luz e Caridade, a partir das 10h.

Matéria publicada no Jornal Folha de Soledade - www.folhadesoledade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário